O evento promovido pela Google Brasil contou com palestrantes das áreas de educação e negócios digitais, que enfatizaram a importância de tornar o conteúdo digital um importante aliado na construção de uma educação mais qualitativa no país.
O Think Education Google foi um dos nove eventos apresentados em São Paulo no mês de setembro / 2013. As palestras tiveram como eixos centrais a educação e ações inovadoras que possam aumentar a acessibilidade às faculdades e outros meios de ensino. Em outras palavras, possibilitar que os jovens tenham acesso ao ensino de qualidade se utilizando da web, uma ferramenta já dominada por eles.
“Atualmente temos metodologias do século XlX, professores do século XX e alunos do século XXl”
Mário Sérgio Cortella – filósofo e educador.
Foi citando este pensamento que Alessandro Leal – diretor de negócios da Google Brasil – iniciou a edição Think Education 2013. Ele lembra que, no Brasil, somente 74 por cento dos professores possuem ensino superior e aponta o crescimento das buscas por conteúdos, feitas através de diversos mecanismos, ou telas, pelos estudantes do século XXI. Outra questão importante a se trabalhar para engajar estes estudantes é entender a linguagem deles, e Alessandro afirma que esta linguagem é, em sua maior parte, visual. Então, o trabalho deve ser direcionado no despertar do interesse pelo estudo, através dos portais já utilizados pelos jovens. Lembrando que o conteúdo deve ser entregue a ele com qualidade, pois os alunos já dominam este assunto e tem plena capacidade de julgar a qualidade de uma informação.
O mundo digital a favor do aluno
No Brasil, 5,7 milhões de alunos estão matriculados no ensino presencial das universidades e 1 milhão no EAD (Ensino à distância). Este número pode parecer grande, mas se pensarmos que 13 milhões de alunos concluíram o ensino médio e ainda estão fora das universidades, teremos então uma grande oportunidade.
Um estudo feito pela Google identificou que de 2007 à 2012, o número de pessoas conectadas no mundo praticamente dobrou, passando de 1.5 bilhões para 2.4 bilhões. Somente no país foi constatado um marco histórico de 102 milhões de brasileiros conectados em 2013, ou seja, metade da população, contra 36 milhões em 2007. Pra se ter uma ideia, em 5 anos atingimos o número de 60 milhões de pessoas conectadas, enquanto a TV levou 13 anos para atingir uma audiência de 50 milhões de pessoas e o rádio 38 anos. Isto indica que o Brasil já é uma das maiores potências digitais do mundo, com um número de pessoas conectadas maior que o número total da população de muitos países.
O estudo ainda prevê que até 2015, 85 por cento da população brasileira terá acesso à internet móvel. O crescimento de vendas de dispositivos móveis em 1 ano superou as expectativas.
Venda de dispositivos móveis 2012/2013:
- Laptops ou notebooks: 111% de crescimento
- Tablets: 300% de crescimento
- Smartphones: 86% de crescimento
Estes dados nos dizem que a expansão da comunicação para mobiles é tendência, e os consumidores já respondem a isto. A facilidade de se desenvolver bons sites de baixo custo, com design responsivo adaptado à qualquer tela e compartilhamento de conteúdo, estimulam o interesse e facilitam o acesso à informação.